Missão

//Missão
Missão2018-10-23T12:09:18+01:00

Em 2017, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE), a Nova Medical School e o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central organizaram a Conferência ICHOM em Portugal. ICHOM é o acrónimo de International Consortium for Health Outcomes Measurement. O ICHOM foi fundado pela Harvard Business School, pelo Karolinska Institutet e pelo The Boston Consulting Group.
 
Esta conferência teve adesão. Contou com 50 oradores, nacionais e estrangeiros, e estiveram presentes 500 participantes em representação de todas as partes interessadas na saúde em Portugal. Houve cobertura mediática – imprensa escrita, rádio, e TV generalista. Ao nível internacional, esta terá sido a conferência regional patrocinada pelo ICHOM que mais participantes congregou em todo o mundo.
 
Os participantes na Conferência ICHOM em Portugal concluíram que a medição dos cuidados de saúde baseada em valor deve ser uma prioridade em Portugal, e que as métricas do ICHOM têm particular interesse.
 
No texto das conclusões da Conferência ICHOM em Portugal pode ler-se o seguinte:

  • “A medição dos cuidados de saúde baseada em valor deve ser uma prioridade em Portugal. Portugal deve ser capaz de medir os resultados que interessam ao doente e não apenas contabilizar dados de volume.”
  • “As métricas do ICHOM têm interesse porque foram construídas por equipas especializadas internacionais (entre as quais, equipas portuguesas), foram aplicadas e geraram sucesso nos diversos países do mundo que as adotaram, e a padronização da metodologia permite fazer comparações entre prestadores e entre países.”

Desde a Conferência ICHOM em Portugal houve iniciativas importantes. Diversos prestadores de cuidados de saúde portugueses – entre os quais, hospitais públicos – intensificaram a medição dos resultados de saúde através dos questionários do ICHOM ou encontram-se no ponto de começar a fazê-lo. Alguns hospitais encontram-se também no ponto de começar a fazer o custeio da sua atividade. A partir deste ano letivo 2018-2019, a Nova Medical School passa a lecionar a unidade curricular (UC) de Value-Based Health Care (VBHC) aos seus alunos do Mestrado Integrado em Medicina. Também a Nova SBE passa a lecionar esta UC aos seus alunos dos mestrados de Gestão, Finanças e Economia.
 
Em 2018, a Universidade Nova de Lisboa organiza a primeira edição do Portugal Value Meeting for Health and Care. Esta é uma iniciativa promovida pela plataforma estratégica NOVAsaúde | Value Improvement in Health and Care, e é coorganizada pela Nova SBE e pela Nova Medical School.
 
Uma vez assente que as partes interessadas na saúde em Portugal reconhecem as vantagens da medição dos cuidados de saúde baseada em valor, para além de haver a necessidade de continuar a difundir o conceito de VBHC, a Universidade Nova de Lisboa considera que é agora tempo de discutir a implementação do conceito de VBHC no terreno.
 
O Portugal Value Meeting for Health and Care tem por missão reunir as partes interessadas em VBHC, de Portugal e de todo o mundo, e promover a partilha de aprendizagens e experiências com o objetivo de melhorar o valor em saúde, designadamente dos cuidados de saúde prestados. Este encontro procurará responder a perguntas concretas como: Como posso implementar VBHC no terreno? Que dificuldades poderei encontrar? Como posso ultrapassá-las? Que caminhos sugere a investigação científica?
 
Este encontro destina-se aos membros dos conselhos de administração dos hospitais, aos administradores hospitalares, aos gestores das unidades de cuidados de saúde primários, aos médicos, aos farmacêuticos, aos enfermeiros, à administração pública de saúde, às seguradoras, às empresas da indústria farmacêutica, às empresas da indústria dos dispositivos médicos, às associações de doentes e aos doentes individualmente, às associações profissionais, aos responsáveis e ais alunos dos cursos de medicina, de ciências farmacêuticas, e de enfermagem, e aos decisores políticos.
 
Os trabalhos decorrerão em português e em inglês. Haverá tradução simultânea.
 
A Universidade Nova de Lisboa orgulha-se, uma vez mais, de estar na fronteira do conhecimento mundial e de contribuir para o desenvolvimento de Portugal, e da saúde em todo o mundo, promovendo o debate público alicerçado em ciência e nas melhores práticas de gestão.